sábado, 20 de agosto de 2011
Seicho
Quando estamos praticando aikido, uma das constantes em nossa busca é o Seicho da técnica. A tradução para português da palavra Seicho é "crescimento". No nosso caso, compreendemos Seicho como o movimento em si, que deve ser de forma fluída e ritmada, sem ser duro, forçando o Uke, e nem pausado, quebrando a energia do movimento.
Com essas duas definições, podemos ter uma melhor compreensão de que o Seicho é o crescimento da energia, o desenvolvimento da técnica, o que faz com que o movimento de defesa do Nage também adquira uma beleza a ser observada por outras pessoas. Essa energia, liberada de uma forma agradável de se ver, acaba por gerar uma certa harmonia com o ambiente, à medida que ações não agressivas (fluídas) emanam um sentimento de tranquilidade para aquilo que está a seu redor.
Sempre que eu penso em Seicho, me vem à mente um carro de auto-escola, em que normalmente a pessoa quando está aprendendo freia bruscamente o carro várias vezes até enfim parar no semáforo, sendo os passageiros arremessados para frente em cada solavanco que o carro dá. Com o passar do tempo, e a prática, vamos aprendendo a dosar a intensidade da frenagem, até que conseguimos ir freiando aos poucos, em uma parada harmonica que praticamente nem é sentida.
[]s
Vini
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário